sexta-feira, 20 de outubro de 2017

A Parábola do Rico e Lázaro

A Parábola do Rico e Lázaro

Vamos relembra-la

Luc 16:19-31:"19  Ora, havia certo homem rico que se vestia de púrpura e de linho finíssimo e que, todos os dias, se regalava esplendidamente.20  Havia também certo mendigo, chamado Lázaro, coberto de chagas, que jazia à porta daquele;21  e desejava alimentar-se das migalhas que caíam da mesa do rico; e até os cães vinham lamber-lhe as úlceras.22  Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado.23  No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.24  Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.25  Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos.26  E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós.27  Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna,28  porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento.29  Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos.30  Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão.31  Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos."

Primeiro:

Devemos entender o que é uma parábola!
O que é uma parábola?

Parábola é uma história imaginada, tendo o objetivo de ensinar algumas lições, sem a preocupação de que os pormenores sejam verdadeiros. Uma parábola, embora tenha mais de uma lição, sempre tem uma lição principal.
Ora, se é apenas uma parábola, [a] Não é verdadeira, nunca aconteceu, nem acontecerá.

[b] Se é apenas uma parábola, deve possuir uma lição principal, e isto é o que é importante, e não o enredo ou os pormenores. [c] Se é uma parábola, não serve para ensinar doutrina, conforme a regra.
Vamos analisar alguns pontos de incoerências que não podem ser aceitos em uma história verídica.


Vamos apresentar 4 deles.

[1]
Os Personagens não eram Almas (v. 23, 24)!!!
Eles têm olhos, e portanto: rosto, cabeça, pescoço. Têm dedos: mão, braço, antebraço, tronco. Têm língua: boca, aparelho digestivo. Ora, uma alma, conforme a crença popular,

(1) não tem funções físicas da matéria,
(2) não precisa de água, e
(3) não pode ser queimada no fogo.
Na parábola, o castigo do Inferno é no corpo e não na alma. Isso contradiz a crença popular de que ao morrer, a alma do rico é que foi para o Inferno.
essa alma/espírito não pode sentir a ação do fogo porque o fogo só queima coisas materiais. Portanto, se o rico está no Inferno em tormentos, não podia estar a sua alma, porque o tormento do fogo só é sentido no corpo, e não na alma.


Segundo problema ou incoerência.

Como pode o Céu estar tão próximo do Inferno, de tal modo que é possível a comunicação de justos com injustos?
[2] O Inferno está próximo do Céu, será isso possível?

Se isso fosse possível, imagine o desespero, a aflição e a angústia de uma mãe cujos filhos se perderam e se encontram nas chamas crepitantes do Inferno, e podendo vê-los e se comunicar com eles, e eles rogando misericórdia e ela sem poder fazer nada para aliviar o seu sofrimento que se estenderá por toda a eternidade! Certamente, o Céu para essa mãe seria um outro Inferno! Como poderia ela ser feliz?
Você seria feliz sabendo que uma pessoa amada está sofrendo

Deus é muito sábio para cometer esse erro! Ele é muito justo para praticar esta injustiça! Ele é muito amorável para permitir que os salvos sofram ainda as consequências do pecado por toda a eternidade!
[3] Há um grande abismo entre justos e ímpios (26)


Terceiro problema ou incoerência.

Se havia um grande abismo, como o rico não viu isso? Se havia um grande abismo, como podiam falar entre si? Se o Céu está tão próximo do Inferno, de tal modo que podem falar entre si, como há um grande abismo?
Se havia um grande abismo, como poderia Lázaro estender a ponta do dedo até a boca do rico? O seu braço não alcançaria tamanho abismo
Eclesiastes: 3. 19. Pois o que sucede aos filhos dos homens, isso mesmo também sucede aos brutos; uma e a mesma coisa lhes sucede; como morre um, assim morre o outro; todos têm o mesmo fôlego; e o homem não tem vantagem sobre os brutos; porque tudo é vaidade. 20. Todos vão para um lugar; todos são pó, e todos ao pó tornarão. - Bíblia JFA Offline
Em Eclesiástes 3:19-20 diz que ricos e pobres vão para o mesmo lugar! Hebreus: 11. 13. Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra. 39. E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, contudo não alcançaram a promessa; - Bíblia JFA Offline
A bíblia tbm diz claramente que Abraão está morto!
A recompensa receberá na ressureição dos justos.

Veja Lucas 14:14 E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que te retribuir; pois retribuído te será na ressurreição dos justos. - Bíblia JFA Offline
Se Lázaro molhasse em água a ponta do dedo, a gota evaporaria antes de chegar! Além da distância que mencionei.
Se há um abismo, como entender o dedo até a boca do rico?
No verso 24, O rico pede intercessão do pai Abraão, segundo 1Tm 2:5-6 quem é nosso Único Intercessor? É Jesus!
Abraão chama ao rico de "Filho"! (25)


Quarto problema ou incoerência.

Estas são incoerências que não podem ser admitidas em uma história verdadeira.
Mas quem são os filhos de Abraão? "Os da fé é que são filhos de Abraão!" disse o apóstolo Paulo (Gál 3:7). A parábola não disse que ele era um homem de fé. Pelo contrário, ele não tinha ligação com Deus. Não era um homem religioso. Nem tampouco o pobre mendigo para que fosse para o Céu. Portanto, nenhum deles era filho de Abraão.
Toda parábola tem uma lição principal, que serve de base e objetivo por que a parábola foi contada. E aqui temos a lição principal: Busque a Deus, enquanto você tem vida aqui nesta terra, porque depois da morte, não haverá mais oportunidade de salvação.
Espero que tenham compreendido.. Jesus quis ensinar uma lição contando essa história.
Tem muitos cristãos q usam está parabola para formar doutrina. É absurdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário