terça-feira, 2 de julho de 2019

O Batismo no Espírito Santo


O batismo no Espírito Santo

O batismo com o Espírito Santo está relacionado com o batismo nas águas. Quando somos sepultados nas águas batismais, de forma simbólica estamos sepultando nossa natureza pecaminosa, morrendo para o mundo e ressurgindo para uma nova vida com Cristo. Quando somos batizados pelo Espírito Santo, simbolicamente somos mergulhados no “tanque das virtudes de Cristo” e ressurgimos para vivermos não mais controlados pela natureza carnal, mas pela natureza espiritual (Romanos 8).

Ao recebermos essa nova natureza, somos batizados pelo Espírito Santo e, a partir daí, começamos a produzir o fruto do Espírito que é um “cacho” formado por nove qualidades lindas de caráter: “Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio…” (Gálatas 5:22-23). Tais qualidades fazem parte do crescimento contínuo do cristão, como resultado da sua comunhão diária com Cristo e se tornam a maior evidência de que foi batizado pelo Espírito Santo.

Como ter certeza de que você é batizado com o Espírito?

O cristão não precisa receber uma “cura” nem sentir um “choque celestial” para estar certo do batismo com o Espírito Santo, pois isso seria salvação pelas obras. A única forma de se apropriar da salvação é exclusivamente pela fé. Não porque sentimos, mas porque acreditamos.

A partir do momento em que a pessoa crê em Jesus, ela é selada com o Espírito Santo! Que maravilha! Veja o que diz Efésios 1:13: “Em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.” Graças a Deus que a nossa salvação não depende de curas nem de milagres, mas sim da pessoa de Jesus (Atos 4:12) e do batismo e selamento que recebemos do Espírito Santo!

Nos últimos dias da história do mundo, Deus utilizará mais um selo para identificar os adoradores fiéis dEle (Apocalipse 7:3, 4): a observância do Sábado (leia atentamente Ezequiel 20:12, 20). Aqueles que são batizados com o Espírito Santo e que decidirem ser fiéis aos mandamentos de Deus (Êxodo 20; Mateus 7:21-23; Apocalipse 14:12), aceitarão conscientemente o sábado como verdadeiro dia de guarda e não aceitarão a marca da besta (observância de um falso dia de guarda – Apocalipse 13).

Prepare-se agora para que quando esse período da história do cristianismo chegar, Deus possa dizer de você e aos demais queridos: “Felizes são os que obedecem às leis a respeito do sábado! Felizes os que não praticam o que é mau!” (Isaías 56:2).